HIGHLINE EM QUIXADÁ

CONHEÇA O HIGHLINE - SLACKLINE NAS ALTURAS


Linhas de Highline na Pedra do Eurípedes no Vale Perdido em Quixadá.

O Highline é uma das quatro modalidades de Slackline, sendo uma das vertentes mais desafiadoras. O esporte basicamente consiste em equilibrar-se em uma fita ancorada a mais de 10 metros de altura e pode ser feito entre formações rochosas, canyons e prédios.

O Slackline surgiu no final dos anos 70, entre os escaladores do Parque de Yosemite (EUA). Quando as condições climáticas não eram favoráveis para a escalada ou nos momentos de tempo livre, os escaladores esticavam suas cordas entre dois postes para se equilibrarem em cima delas, como uma forma de aumentar o equilíbrio e a concentração. O Highline surgiu quando os praticantes de Slackline começaram a ancorar as suas cordas em lugares cada vez mais altos por influência de artistas de corda bamba que chamaram a atenção ao cruzar, em cabos de aço, alguns pontos famosos, como as Torres Gêmeas e o Canyon Eldorado.


Adrenalina e diversão com segurança!

Do Slackline para o Highline

Apesar de ser uma das modalidade de Slackline, o Highline tem suas particularidades como esporte. A diferença da altura da fita em relação ao solo gera riscos que precisam ser conhecidos e superados com equipamentos e preparação. Para equilibrar-se em uma corda ancorada a mais de dez metros de altura, é preciso estar por dentro das seguintes informações:

A exigência de segurança no Highline é muito maior e por isso exige experiência. A montagem do Highline deve ser feita com todo o cuidado possível, já que sem equipamentos de segurança qualquer queda pode levar a ferimentos graves ou até mesmo a morte. Para isso é necessário ter equipamentos de escalada e saber como utiliza-los para fazer a segurança em caso de algum imprevisto. Nesse texto não vamos descrever como é montada uma fita segura para Highline, pois acreditamos que é necessário o suporte pessoal de um profissional com experiência para explicar a montagem, onde os mínimos detalhes é que vão garantir a sua segurança.


Montagem do sistema de segurança do highline.

O Highline exige que o atleta esteja preparado para lidar com mudanças e imprevistos. Cada travessia é sempre única: os locais de ancoragem, as condições climáticas, o tensionamento da fita, a distância entre as duas pontas e as condições do local (tipo de rocha, exposição ao vento, etc) variam dependendo do local e do momento.

O Highline exige técnicas e movimentos não utilizados no Slackline. Por exemplo, em casos de quedas é importante você tentar se segurar na fita, pois a queda brusca pode danificá-la, já que uma grande força é exercida no equipamento. O ideal é começar a prática com fitas bem próximas ao chão para você aprender as técnicas e o equilíbrio. Fique atento com as extremidades da fita, quedas próximas a elas são perigosas. A distância entre a fita e as pedras pode ser menor nas extremidades e você corre o risco de bater em uma rocha. A pressão gerada na fita, também é maior quando ela é tensionada em suas extremidades.

Apesar de todos esses detalhes técnicos, o que vai levar a você a ser um bom highliner parte da sua cabeça. Não é fácil para ninguém equilibrar-se sabendo que está em uma fita ancorada a dezenas de metros do chão. Por isso, o seu desempenho vai depender muito da sua perseverança e da sua habilidade de se concentrar em uma situação de stress. O ideal é progredir lentamente, começando com alturas menores e aos poucos aumentando o seu limite.

Uchôa Neto é a maior referencia na pratica de highline no estado do Ceará!

Maior incentivador da atividade e principal responsável pela aberturas de linhas de hihgline no Ceará e principalmente em Quixadá, onde na companhia de Douglas Castor, Gildo Perigoso e Kido Aranha, abriram a primeira linha de highline do Ceará na Pedra do Barney em Quixadá, dai em diante veio varias linhas, duas na pedra do Eurípedes, uma na Pedra do Cruzeiro e outra na Pedra da Galinha Choca!


" A principio o esporte parece intimidador, mais existe toda uma logística de segurança para a prática desse esporte, tanto é que já inclui o meu pequeno nas atividades"


Uchôa Adventure

32 visualizações

Empresa Certificada Cadastur

CNPJ: 21.406.289/0001-13

Mídias Sociais

Agência Receptiva - Turismo de Aventura

  • Facebook - Grey Circle
  • G+ - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Atendemos de Domingo a Domingo Mediante Agendamento

Ligue: (88) 3412-0879

Quixadá - Ceará - Brasil

FORMAS DE PAGAMENTOS

DINHEIRO - BOLETO - CARTÃO

@ Monólitos Adventure 2019